Entenda como será a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em 2022

Início Blog Entenda como será a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em 2022
22/03/2022
Neste ano, a ação será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. Mobilização começa em 4 de abril

 

O Ministério da Saúde anuncia a Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022. Neste ano, a mobilização ocorrerá de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com início em 4 de abril.

A campanha será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), totalizando um público de 12,9 milhões de crianças nessa faixa etária, além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

A meta é vacinar, no mínimo, 95% (12,3 milhões) dessas crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal. Para os trabalhadores da saúde, não haverá meta de cobertura vacinal. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.

Nesta estratégia, as vacinas tríplice viral e influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Confira o calendário da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo

  • De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde - juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;

  • De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o Sarampo para crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

Noticia extraída do site do Ministério da Saúde

Link da notícia original: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/entenda-como-sera-a-campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-em-2022