Diagnóstico situacional para levantamento das reais necessidades mediante o cenário local, através de uma Análise Estratégica sobre a Gestão com suas Potencialidades, Desafios e Conclusão.
Assessoramento técnico para elaboração do PPA (Plano plurianual do Governo);
Plano Quadrienal de Saúde;
Programação Anual de Saúde;
Relatório Anual de Gestão (RAG);
Alimentação do DIGISUS GESTOR;
Elaboração das Prestações de Contas Quadrimestral (RDQA) e anual (RAG) com interação entre as linguagens técnicas do SUS e orçamentária do Setor de Contabilidade e gestão do FMS.
Planejamento da rede de informação em saúde e suas interfaces, desenvolvimento de processos de trabalho para alimentação dos sistemas de informação oficiais, cumprimentos do cronograma do DATASUS, treinamento e supervisão das atividades relacionadas aos sistemas de informação em saúde.
Colaborar na implantação/implementação do Monitoramento das metas programadas por meio da comparabilidade entre execução e programação, com proposição de medidas de intervenção sistematizadas para o alcance dos resultados desejados nos blocos de financiamento do SUS (Custeio e Investimento) e nos Grupos temáticos: atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde e assistência farmacêutica, alinhadas a nova lógica de financiamento do SUS (Portaria 2979/2019).
Planejamento para capacitação de técnicos para o aprimoramento do processo de gestão, conforme especificidade da gestão, de acordo com as seguintes áreas temáticas:
Sistema de Saúde e o papel do ente municipal;
A informação para a tomada de decisão;
Planejamento em Saúde – Instrumentos obrigatórios – elaboração do PPA, Plano Municipal, Leis de Diretrizes Orçamentária e Orçamentária Anual, Relatório de Gestão;
Controle, Regulação, Avaliação Municipal e o Sistema de Informação Municipal;
Programação Pactuada Integrada e o sistema de monitoramento por meio do Sistema de Saúde ;
Fundo Municipal de Saúde e sua interface com o Sistema de Saúde;
Sistema de tabulação e controle por meio de relatórios gerenciais ofertado pelo SUS.
Colaborar para que a gestão possa cumprir com as responsabilidades do componente de REGULAÇÃO, CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA, conforme especificidades da gestão Municipal do SUS.
Planejamento da rede de informação em saúde e suas interfaces, desenvolvimento de processos de trabalho para alimentação dos sistemas de informação oficiais, cumprimentos do cronograma do DATASUS, treinamento e supervisão das atividades relacionadas aos sistemas de informação em saúde.
Corroborar para que a gestão execute na plenitude a gerência da rede própria, com análise de desempenho e superação dos entraves para alcance dos resultados.
Conhecimento das normas e diretrizes do SUS e sua aplicabilidade na gestão municipal em tempo real;
Cumprimento das condicionalidades de gestão municipal junto às instâncias estadual e federal;
Correta Utilização dos recursos da saúde;
Instrumentos de gestão elaborados (Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde, Relatório Anual de Gestão);
Alimentação regular do SIOPS e do DIGISUS;
Prestações de contas apresentadas em audiência pública para o Conselho Municipal de Saúde;
Organização e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde regular;
Gestão dos sistemas de informação epidemiológica e sanitária, bem como assegurar a divulgação de informações e análises;
Prontuário Único interligado a organização territorial da Atenção Primária de Saúde, com da discrição da clientela sincronizada ao Cartão SUS, Rede de atenção primária informatizada;
Cumprir com as responsabilidades do componente de REGULAÇÃO, CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA:
Monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros provenientes de transferência regular e automática (fundo a fundo) e por convênios;
Realizar a identificação dos usuários do SUS, com vistas à vinculação de clientela e à sistematização da oferta dos serviços;
Monitorar e avaliar as ações de vigilância em saúde, realizadas em seu território, por intermédio de indicadores de desempenho, envolvendo aspectos epidemiológicos e operacionais;
Manter atualizado o Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos e Profissionais de Saúde no seu território, segundo normas do Ministério da Saúde;
Controlar a referência a ser realizada em outros municípios, de acordo com a programação pactuada e integrada da atenção à saúde, procedendo à solicitação e/ou autorização prévia, quando couber;
Elaborar e controlar a Programação físico-financeira por estabelecimento de saúde;
Controlar as solicitações em observar as normas vigentes e autorização dos procedimentos hospitalares e ambulatoriais;
Processar a produção dos estabelecimentos de saúde próprios e contratados;
Executar o controle do acesso do seu munícipe no âmbito do seu território;
Gestão da Fila de espera;
Elaboração do POA (Plano Operativo Assistencial) por prestador de serviços;
Contribuir para a organização da Atenção Primária por meio de processos de trabalho que garantam os resultados pactuados;
Instâncias do Controle Social regulares e fortalecidas por meio de uma gestão participativa (Conferências Municipais de Saúde e Conselho Municipal de Saúde).